Márcia Maposse é empreendedora no ramo de agro-negócio com mais de 7 anos de experiência. Ela é co-fundadora da Bindzu Agrobusiness e Consultoria Lda., onde é Directora Geral e trabalha na cadeia de valor da agricultura, especificamente com hortícolas, frutas, cereais e leguminosas.
A empresa Bindzu Agrobusiness e Consultoria Lda. também comercializa insumos e equipamentos agrícolas e oferece serviços de consultoria. A Bindzu foi premiada em 2016 com o prémio de melhor plano de negócios pela Building Markets Moçambique.
Márcia é licenciada em Engenharia Agronómica pela Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane. Ela está comprometida em contribuir para transformar a agricultura numa actividade de negócio, através da melhoria da produtividade e do processamento, desenvolvimento de mercados para os produtos agrícolas.
Em 2015, Márcia foi seleccionada para o programa African Woman in Agriculture Research and Development – AWARD, financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e a Alliance for a Green Revolution in Africa (AGRA), pela Bill & Melinda Gates Foundation, onde durante dois anos foi formada em matéria de liderança, habilidades em ciências agrárias, e estabelecimento de parcerias. No âmbito do mesmo programa, no ano 2016 e 2017, Márcia recebeu prémios de melhor apresentação de trabalho na área da agricultura.
Após a conclusão do programa Mandela Washington Fellowship for Young African Leaders, nos Estados Unidos, Márcia planeia continuar o seu trabalho de influenciar, de forma positiva, a cadeia de valor agrícola e melhorar os padrões de qualidade e desempenho dos agricultores em Moçambique.
Nos Estados Unidos, Márcia vai participar, durante doze semanas, num programa universitário em matéria de Negócios e Empreendedorismo na Universidade de Clark Atlanta, em Atlanta, e também vai estagiar no U.S. Department of Agriculture‘s Rural Development Office em Traverse City, Michigan, no âmbito do programa Experiência de Desenvolvimento Profissional.
Deixe um comentário